sexta-feira

Histologia - Tecido Ósseo

OSSO COMPACTO DESGASTADO
Nesta lâmina podemos observar o tipo de osso mais encontrado no adulto. O osso secundário, também chamado delamelar ou haversiano, apresenta-se formado pelos mesmos componentes do tecido ósseo primário. A diferença para o tecido ósseo primário é a organização das fibras colágenas em lamelas, cuja espessura varia de 3 a 7 µm e que se orientam concentricamente ao redor de canais com vasos, formando os sistemas de Havers (osteons).
Os canais de Havers comunicam-se entre si, com a cavidade medular e com a superfície externa do osso por meio de canais transversais ou oblíquos, denominados canais de Volkmann, que atravessam as lamelas ósseas. Todos esses canais se formam quando a matriz óssea se forma ao redor de canais preexistentes.
Na diáfise óssea, as lamelas arranjam-se de modo a formar quatro sistemas distintos. Um deles é o sistema de Havers, já apresentado anteriormente. Os outros são: sistema circunferencial externo, sistema circunferencial interno e sistema intermediário. Os sistemas circunferenciais interno e externo são formados por lamelas paralelas entre si.. Localizam-se, respectivamente, em torno do canal medular do osso e próximo do periósteo.



OSSO CHATO DESCALCIFICADO

A descalcificação é um dos métodos específicos para a visualização do tecido ósseo. O tecido é primeiramente fixado com um fixador histológico comum e depois mergulhado em solução diluída de ácido nítrico. Com a descalcificação, o osso amolece e, se for comprido suficiente, é possível até mesmo se dar um nó nele. Depois, é preparado em lâminas da mesma forma que são preparados os outros tecidos moles.
Na foto podem ser observados os osteoclastos, células multinucleadas que fazem a reabsorção do tecido ósseo, e os osteócitos, células adultas do tecido ósseo.





EPÍFISE ÓSSEA HE

A cartilagem epifisária localiza-se entre o tecido ósseo das epífises e o da diáfise. Distinguem-se na epífise óssea 5 zonas, que são, a partir da porção epifisária:

Zona de cartilagem em repouso: existe a cartilagem hialina sem qualquer alteração morfológica.

Zona de cartilagem seriada ou de multiplicação: formam-se fileiras ou colunas paralelas resultantes da divisão acelerada dos condrócitos.

Zona de cartilagem hipertrófica: nesta zona os condrócitos estão muito volumosos, com citoplasma rico em glicogênio.

Zona de cartilagem calcificada: ocorre a mineralização dos delgados tabiques de matriz cartilaginosa e a morte dos condrócitos.

Zona de ossificação: nesta zona, os capilares sangüíneos e células indiferenciadas originadas por divisão mitótica de células provenientes do periósteo invadem as cavidades deixadas pelos condrócitos mortos. Destas células indiferenciadas formam-se os osteoblastos. Eles localizam-se sobre os restos da matriz cartilaginosa calcificada e sobre os tabiques desta, depositam a matriz óssea. Alguns destes osteoblastos são aprisionados pela matriz óssea, transformando-se em osteócitos. Denominam-se espículas ósseas as estruturas formadas por uma parte central cartilaginosa e uma parte periférica de tecido ósseo primário.


Tecido Ósseo
Características:- Trata- se de um tecido muito rígido.
- Possui vasos sangüíneos e nervos.
- Apresenta boa capacidade de regeneração.
Funções:
- Sustentação.
- Proteção.
- Armazenamento de sais de cálcio (ex.: fosfato de cálcio).
- Função hematopoiético : produção de células sangüíneas na medula óssea vermelha.
- Armazenamento de lipídio (gordura) na medula óssea amarela.
Constituição:
- Fibras colágenas.
- Material intercelular impregnado com fosfato de cálcio.
- Células:
- OSTEOBLASTOS - Células ósseas jovens, produtoras de fibras e substância intercelular.
- OSTEÓCITOS - Células adultas que se originam dos osteoblastos
- OSTEOCLASTOS - Células ósseas que atuam na destruição de uma matriz óssea danificada modelando-a favorecendo assim a regeneração.
Nutrição e Inervação do Tecido Ósseo:
- Anutrição e a inervação do tecido ósseo ocorrem através dos canais de Havers (longitudinais) e dos canais de Volkmann (transversais), por onde passam vasos sangüíneos e nervos.
-PERIÓSTEO - Membrana que reveste o osso externamente, formada por tecido conjuntivo denso não - modelado.

Related Posts:

  • Histologia - Tecido Nervoso Neurônio. pé vascular da neuroglia. Substância de Nissl. Neurônio motor. Observe as células da glia em volta do neurônio. Astrócito envolvendo vaso sanguineo(pé vascular). Neurônios. Corte onde a… Leia Mais
  • Histologia - Hematopoiese Hematopoiese *Ontogenia do Sistema Hematopoiético Medula Óssea: - O desenvolvimento desta depende de um desenvolvimento adequado da estrutura óssea. - A medula óssea começa a aparecer quando os vertebrados… Leia Mais
  • Histologia - Tecido Muscular Corte transversal(acima) de músculo liso e longitudinal(abaixo). Músculo esquelético, músculo cardíaco e músculo liso. Corte transversal de músculo estriado esquelético. Músculo estriado esquelético em corte transvers… Leia Mais
  • Histologia - Tecido Cartilaginoso Cartilagem Hialina. Observe os Condrócitos(centro) e o Pericôndrio. Cartilagem Elástica. Cartilagem Fibrosa. Tecido Cartilaginoso Ou Cartilagem Características: - É dotado de flexibilidade. - É desprovida de v… Leia Mais
  • Histologia - Tecido Ósseo OSSO COMPACTO DESGASTADO Nesta lâmina podemos observar o tipo de osso mais encontrado no adulto. O osso secundário, também chamado delamelar ou haversiano, apresenta-se formado pelos mesmos componentes do tecido ósseo… Leia Mais