sábado

Imunologia - Células do Sistema Imunológico

As células do sist. imune, são produzidas na medula óssea. Onde tem origem a célula tronco que vai originar todas as outras células.


Imagem 3. Origem das células a partir da célula tronco(verde), que irá originar uma linfóide(azul) e uma mielóide(amarelo), e a partir delas originam-se as outras células representadas nesse esquema. Clique na imagem para ampliar.


> Algumas destas células já saem prontas da medula óssea, outras precisam passar por um processo de "qualidade". Como por exemplo, o lifócito que vai amadurecer no linfonodo.

  • Neutrófilos
No citoplasma do neutrófilo existem grânulos, que são divididos em grânulos primários e grânulos secundários. Nos grânulos primários estão presente as seguintes substâncias; Lisosina, Mieloperoxidase e Proteases neutras. Nos grânulos secundários as substâncias presente são; Lisosima, Colagenase e Lactoferrina.

Funções:
- Fagocitose principalmente de bactérias;
- Explosão respiratória - elimina todo o O2 do local inflamado, visando matar as bactérias.

> O neutrófilo está presente em maior número. O local final dessa célula é chegar aos tecidos, através do precesso de diapedese.

> Uma vez no tecido, ele não consegue mais voltar para circulação. Ele é atraido para o tecido por quimiotaxia, quando ocorre uma invasão por bactérias principalmente.

  • Monócito
> Ele passa do sangue para os tecidos, onde é chamado de MACRÓFAGO. A molécula de adesão para o monócito que é apresentada pelas células endotelias do vaso chama-se VECAM.

Funções:
- Fagocitose de tudo;
- Reparação tecidual;
- Apresentação antigenica.


  • Basófilo e Mastócito
> Estão relacionados a processos alergicos

> É uma célula tecidual


Funções:
Liberação de muitas substâncias presente nos granulos do mastócito, principalmente a histamina, que aumenta a permeabilidade dos vasos. É liberado também uma substâcia chamada ECF-A(Fator Quimiotatico de Eosinófilos e Anafilaxia).

  • Eosinófilos
O eosinófilo sai da medula óssea em um estado relativamente imaturo e se movem diretamente para o baço, onde alcançam a maturidade.

> Meia vida na circulação: cerca de 30 minutos.

> Meia vida no interior dos tecidos: cerca de 12 dias.

> 2% nos cães.

> 10% no bovinos.

  • Linfócito B
> É uma célula mononuclear, e pode ser uma célula B de memória.

Funções:
Apresentação antigênica
Produção de anticorpos

> O linfócito B é estimulado e se diferencia em plasmócito, que vai produzir AC(anticorpo).

  • Linfócito T
O linfócito T pode ser 3 tipos; Linfócito T Regulador( que vai regular a RI), Linfócito T Helper(Auxiliar), e Linfócito T Citotóxico(que irá produzir substâncias, que é toxica para a célula infectada)