segunda-feira

Imunologia - Resposta Imune Humoral

Resposta Adaptativa:

> É mediada por células (células especializadas)

> AC componentes mais importante (produzido por plasmócito)

Maturação dos linfócitos B:

> Maturação é quando ele adquire sua função. A maturação pode ocorrer na polpa branca (baço), centros germinativos (linfonodos), placa de peyer e tonsilas.

> Citocinas - são proteínas produzidas pelas células, com funções reguladoras (linfocinas, monocinas, interleucinas e interferon). Citocinas interagem com receptores especifícos nas membranas celulares.

Diferenciação de Linfócito B em Plasmócito - é dividida em duas fases:

a) Fase independente de AG - não precisa de ocorrer a entrada do AG no organismo;

> A medula óssea produz a célula tronco, que vai sofrer diferenciação (ver parte do titulo de células do sistema imunológico) em pré linfócito B (capaz de fazer síntese de cadeias pesadas).
> O pré linfócito B qdo capaz de fazer síntese de cadeias leves, diferencia em linfócito B imaturo ( onde ocorre a montagem de IgM monomérica e IgD - que funcionam como RCB (Receptor de Célula B).
> Os linfócitos B imaturos auto - reativos sofrem seleção negativa - ( ou seja, apoptose, as células ruins são destruidas).
> Por ultimo, o linfócito B imaturo após expressão de IgM e IgD, diferencia-se em linfócito B maduro.

b) Fase dependente de AG;

> Linfócito B como C.A.AG(Célula Apresentadora de AG) : RCB se liga ao AG, ocorrendo internalização do AG, que vai ser degradado e transformado em fragmentos de peptídeos, ocorrendo a fenda na molécula de MHC classe II, formando um complexo, ocorrendo então, o reconhecimento pelo linfócito Th2 ou Ta2(auxiliar).
> Conversão do linfócito B em plasmócito: o linfócito Ta2 reconhece o complexo, e produz citocinas, que funcionam como sinais co-estimuladores, ocorrendo uma proliferação e diferenciação de linfócito B em plasmócito, produzindo Ig(Imunoglobulinas).

Dinâmica da resposta Imune Humoral:

Fases da resposta:
- Cognitiva; o organismo tem o conhecimento do AG
- Ativação; quando o linfócito B se transforma em plasmócito para produzir AC
- Efetora; destruição do AG

Ativação dos linfócitos B timo-independente (TI):

> Essa ativação ocorre através de moléculas grandes - polissacarideos com muitos epítopos. O sinal co-estimulador é o próprio AG, estimulando a proliferação de linfócito B, que diferencia-se em plasmócito produzindo Ig (Imunoglobulinas).
Ex: lipopolissacarídeos das Gram-negativas (menor gravidade)

Ativação dos linfócitos B timo-dependentes (TD):

> Essa ativação ocorre através de moléculas de proteínas, da seguinte forma:
-> ocorre a inoculação de AG, que vai para os seios marginais (linfonodos), onde ocorre a fagocitose desse AG pelos macrófagos fixos ali presentes, onde entao irá ocorrer a degradação desse AG e vai ser transformado em fragmentos de peptídeos, ocorrendo a liberação de IL-1 (Interleucina-1), e então o linfócito Ta2 reconhece essa IL-1, promovendo a liberação de proteínas de ativação, ativando o linfócito B que diferencia-se em plasmócito e produz Ig (Corpusculos de Russel).

Resposta Imune Primária:

> É aquela que ocorre quando o AG entra no hospedeiro pela primeira vez. Na resposta primária observa-se um PL (período de latência) longo, e o pricinpal AC a aparecer é o IgM.

Resposta Imune Secundária:

> Na resposta secundária produz mais IgG, ela dura mais tempo, precisa de menos AG, e tem um PL curto, pois, já observa-se células de memória.