quarta-feira

Imunologia - Sistema Complemento

Definição: Sistema complemento é uma cadeia enzimática, e ela é produzida na forma de cascata.

  • Via clássica
É dependente de AC. Precisa-se de no mínimo 2 AC.

Após o AG se ligar a membrana, será atraido anticorpos, que vão se ligar ao AG, e então entre os AC vai se licar o complemento (C1), e logo em seguida o C2 se liga ao C1, C4 se liga ao C2, C3 se liga ao C4, C5 se liga ao C3, C6 se liag ao C5, C7 se liga ao C6, C8 se liga ao C7 e o C9 se liga ao C8. Do C1 ao C5 é a FASE DE ATIVAÇÃO, e do C6 ao C9 é a FASE TERMINAL.

Fase de Ativação:
O complemento possui 2 frações, uma fração maior (representada pelo b) e uma fração menor (representada pelo a). Por exemplo, ficará assim: C2ab, C4ab , C3ab, C5ab. Sempre a fração maior (b) fica ligada, a fração menor é liberada na corrente sanguinea.

Fase Terminal:
Nesta fase o C9 forma um C9 Poli, ou seja, varios C9, que ficam em forma de perforina (circulo), ocorremdo um complexo de ataque à membrana, consequentemente ocorrendo uma lise de pressão osmótica.

> Algumas funções:
- C2a -> aumenta a permeabilidade vascular.
- C3a -> anafilatoxinas; liberação de mediadores de mastócitos.
- C3b -> regulação imune; opsonização. Opsonização, é quado tem uma hemacia velha (por exemplo) e o c3b se liga a membrana da hemacia, mudando a carga elétrica e facilitando a fagocitose pelo macrófago.
- C5a -> quimiotaxia de neutrófilos; anafilatoxinas; secreção de enzimas lisossomais; ativação de neutrófilo; aumento da permeabilidade vascular; contração da musculatura lisa.
- C5b67 -> quimiotaxia de leucócitos.

  • Via Alternativa
Independente de anticorpos.

Nesta via o C3 pode ter uma quebra espontânea, ou seja, a fração (a) se separa espontâneamente. E entao a fração (b) que permaneceu ligada pode seguir dois caminhos, em codições normais (sem superfície ativada) ou um outro caminho com superfície ativada.

  • Via de ativação pelos ligantes da Manose
Manose é um constituinte da membrana da bactéria.

O macrófago faz a fagocitose da bactéria em entao ele vai liberar mediadores quimicos, como IL-1, IL-6 e TNF-alfa. Essas substâncias irão estimular o fígado a produzir substâncias chamadas ligantes de manose.

Deficiências de complemento:

> Deficiência de C3 em cães:
- concentração de IgG mais baixa;
- infecções bacterianas repetidas: Clostridium, Pseudomonas, E. coli, Klebsiella.

>
Deficiência de fator H em suínos:
-> Raça Yorkshire
- vivem em média 37 dias;
- deposição de C3 nos rins;
- hipersensibilidade do tipo III.